Nas minhas olhadas ocasionais, hoje vi uma palestra bastante interessante sobre o uso de animação computadorizada para ensinar sobre estruturas celulares nos cursos de ciências biológicas em Harvard. [Vídeo]
Me pareceu transversalmente relacionada com o tema que estou conjeturando usar na monografia de conclusão da minha pós em educação: O distanciamento entre teoria e prática, no ensino superior no campo da informática.
Esse tema se me apareceu ao ler um artigo do Mauro Sant'Anna na revista .net magazine (56ª edição), que me reavivou o assunto do despreparo dos formandos para atuar na área, que é uma experiência recorrente nos meus 30 anos de 'janela' nesse campo (selecionar candidatos a emprego para completar a equipe, foi uma das minhas atribuições em vários dos projetos em que trabalhei).
Essa palestra, reforça o argumento, de que a construção do conhecimento pelo aluno deve ser auxiliado, para que ele escape da formula memorização-para-a-prova-esquecimento-para-a-vida.
Tenho muito a pesquisar ainda... Mas esse um recurso adicionado ao meu arsenal argumentativo.
:)
Nenhum comentário :
Postar um comentário